sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Olhe nos meu olhos...

Olhe nos meus olhos... quero ver o que você faz...
Já viram como as mulheres conversam com os olhos? Elas conseguem pedir uma à outra para mudar de assunto com apenas um olhar. Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar. E apontam uma terceira pessoa com outro olhar. Quantos tipos de olhar existem? Elas conhecem todos.
Luís Fernando Veríssimo

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

De mãos estendidas...


Hoje eu tive a real dimensão da frase "viva o momento", pois num segundo tudo está normal e até mesmo bom, e, no segundo seguinte, somos acometidos por um fato inesperado que nos tira o chão, o ar, o equilíbrio. Sou uma pessoa que não se conforma em ver pessoas de bom coração, tranquilas e solidárias passando por momentos de dor e tristeza... Questiono, me revolto e busco respostas, explicações...
Porém, alguns dias atrás, me dei conta que muitas coisas não estão sob nosso controle, por isso, deste dia em diante, resolvi apenas aceitar, de mãos estendidas o que vier, o que não tenho como modificar... Se não está sob meu poder, é porque tem "alguém"
tomando conta e se me foi enviado, era porque eu seria o destinatário.
Quanto ás coisas que dependem de minhas decisões e atitudes, estas sim, continuarei administrando, errando e acertando, mas não me conformando com a inércia, e vivendo um dia de cada vez, com tudo de bom e de ruim que cada dia esconde.
Já diz a oração: Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma da outra.

Por hora é isso... Punto e basta.

 


 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Feliz por nada!

Geralmente, quando uma pessoa exclama "Estou tão feliz!", é porque engatou um novo amor, conseguiu uma promoção, ganhou uma bolsa de estudos, perdeu os quilos que precisava ou algo do tipo. Há sempre um porquê. Eu costumo torcer para que essa felicidade dure um bom tempo, mas sei que as novidades envelhecem e que não é seguro se sentir feliz apenas por atingimento de metas. Muito melhor é ser feliz por nada.
Digamos: feliz porque maio recém começou e temos longos oito meses para fazer de 2010 um ano memorável. Feliz por estar com as dívidas pagas. Feliz porque alguém o elogiou. Feliz porque existe uma perspectiva de viagem daqui a alguns meses. Feliz porque você não magoou ninguém hoje. Feliz porque daqui a pouco será hora de dormir e não há lugar no mundo mais acolhedor do que sua cama.
Esquece. Mesmo sendo motivos prosaicos, isso ainda é ser feliz por muito.
Feliz por nada, nada mesmo?
Talvez passe pela total despreocupação com essa busca. Essa tal de felicidade inferniza. "Faça isso, faça aquilo". A troco? Quem garante que todos chegam lá pelo mesmo caminho?
Particularmente, gosto de quem tem compromisso com a alegria, que procura relativizar as chatices diárias e se concentrar no que importa pra valer, e assim alivia o seu cotidiano e não atormenta o dos outros. Mas não estando alegre, é possível ser feliz também. Não estando "realizado", também. Estando triste, felicíssimo igual. Porque felicidade é calma. Consciência. É ter talento para aturar o inevitável, é tirar algum proveito do imprevisto, é ficar debochadamente assombrado consigo próprio: como é que eu me meti nessa, como é que foi acontecer comigo? Pois é, são os efeitos colaterais de se estar vivo.
Benditos os que conseguem se deixar em paz. Os que não se cobram por não terem cumprido suas resoluções, que não se culpam por terem falhado, não se torturam por terem sido contraditórios, não se punem por não terem sido perfeitos. Apenas fazem o melhor que podem.
Se é para ser mestre em alguma coisa, então que sejamos mestres em nos libertar da patrulha do pensamento. De querer se adequar à sociedade e ao mesmo tempo ser livre. Adequação e liberdade simultaneamente? É uma senhora ambição. Demanda a energia de uma usina. Para que se consumir tanto?
A vida não é um questionário de Proust. Você não precisa ter que responder ao mundo quais são suas qualidades, sua cor preferida, seu prato favorito, que bicho seria. Que mania de se autoconhecer. Chega de se autoconhecer. Você é o que é, um imperfeito bem-intencionado e que muda de opinião sem a menor culpa.
Ser feliz por nada talvez seja isso.
(Martha Medeiros / Texto publicado em Zero Hora, dia 02/05/2010)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Curtas e Boas # 6


«A sorte não existe. Aquilo a que chamais 'sorte' é o cuidado com os pormenores»
Winston Churchill

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Mulheres Mel & Pimenta são assim...



"Sigo à risca. Me descuido e vou... Quebro a cara. Quebro o coração. Tropeço em mim.

Me atolo nos cinco sentidos. Viver não é perigoso? Então, com sua licença!"
Guimarães Rosa



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Curtas e Boas # 5


"Desperta teus sentidos para que não percas tudo de belo e formoso que te cercas.
Apaga a cinza de tua vida e acenda as cores que carrega dentro de ti ."
(Picasso)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Isso é lucidez...


* Se você descobrir que está tendo muita dificuldade com algo, perceba que pode não servir para você – não tenha medo de tentar algo novo.



quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

o dia mais importante da sua vida é HOJE!


Não dá pra saber qual dia será o mais importante da sua vida. Os dias que você pensa serem importantes nunca atingem a proporção imaginada. São os dias normais, os que começam normalmente, e acabam se tornando os mais importantes. Nunca se sabe qual é o dia mais importante da sua vida. Não até ele acontecer. Você não reconhece o dia mais importante da sua vida até que esteja no meio dele. O dia que você se compromete com algo ou com alguém. O dia que você tem seu coração partido. O dia que você conhece sua alma gêmea. O dia que você se dá conta que não há tempo suficiente, porque você quer viver para sempre. Esses são os dia mais importantes, os dias perfeitos."

(Grey’s Anatomy)


Eu tenho o triste hábito de viver muito no futuro, estou sempre pensando lá na frente, nas próximas horas, próximos dias, semanas, meses e anos (seria ansiedade???)...

E isso é pura teimosia, pois já tive provas concretas de que o que é especial, mágico, acontece de repente, sem planejamento.

Essa é mais uma resolução de ano novo: viver mais e melhor o momento presente, com tudo que ele tem de bom e de ruim, pois muitas vezes, a gente não precisa fazer nada, apenas deixando o barco da vida navegar, tudo vai se encaixando e as coisas vão acontecendo. E os dias "especiais" vão surgindo.

E para aquelas coisas que não se ajeitam por sí só, muita altivez pra agir e resolver, sem sofrimento, mas com tranquilidade e maturidade.

Tá aí: hoje é um "dia especial", pois decidi domesticar minha ansiedade pra ter uma vida mais serena e feliz.

Punto e basta.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pra começar suave...


Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
e o tempo tic taca devagar
Põe o teu melhor vestido, brilha teu sorriso
Vem pra cá, vem pra cá
Se a vida muitas vezes só chuvisca, só garoa
e tudo não parece funcionar
Deixe esse problema a toa, pra ficar na boa
Vem pra cá

Do lado de cá, a vista é bonita
A maré é boa de provar
Do lado de cá, eu vivo tranquila
E o meu corpo dança sem parar
Do lado de cá tem música, amigos e alguém para amar
Do lado de cá
Do lado de cá

Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
e o tempo tic taca devagar
Põe o teu melhor vestido, brilha teu sorriso
Vem pra cá, vem pra cá
Se a vida muitas vezes só chuvisca, só garoa
e tudo não parece funcionar
Deixe esse problema a toa, pra ficar na boa
Vem pra cá

Do lado de cá, a vista é bonita
A maré é boa de provar
Do lado de cá, eu vivo tranquila
E o meu corpo dança sem parar
Do lado de cá tem música, amigos e alguém para amar
Do lado de cá

A vida é agora, vê se não demora.
Pra recomeçar é só ter vontade de felicidade pra pular

Do lado de cá, a vista é bonita
A maré é boa de provar
Do lado de cá, eu vivo tranquila
E o meu corpo dança sem parar
Do lado de cá tem música, amigos e alguém para amar
Do lado de cá

Do lado de cá
Do lado de cá

CHIMARRUTS

Sei que a música já tá "batidinha" nos nossos ouvidos, mas ela é tão gostosinha que não resisti e coloquei no blog pra gente começar bem a primeira semana de 2011!!!